quinta-feira, abril 07, 2005

Buuuu

Cuidado, fujam, ele chegou e vai ceifar as nossas vidas sem qualquer piedade! Acaba de se juntar-se à família da malária, doenças diarréicas agudas, cólera, doença do sono, violência urbana um novo irmão mais novo, que chegou para no aterrorizar! Marbuuuuuuuuuuuuuuuuurg!

Devido a uma mediatização desenfreada, este irmão mais novo tem tido honras de chefe de estado em todos os canais. Claro que se trata de uma doença mortífera, para a qual se pode considerar não haver cura, mas o contágio é difícil. Um indivíduo só propaga a doença quando já está a sofrer dos sintomas, que são: dores no corpo, febres, diarreias e vómitos. E mesmo assim, ela não se propaga pelo ar, tem-se de ter contacto com alguma secreção (saliva, suor, vómito, renho, fezes, perdigotos) do infectado. Agora digam-me lá: acham que um tipo com 40º de febre, diarreia, vómitos dores por todo o corpo e outras maleitas vai andar pela rua a infectar pessoas? Esse desgraçado estará em casa, talvez com a sua família, talvez com acompanhamento médico.

O contágio só se dá por contacto íntimo, logo têm sido, até agora, quase só as pessoas que têm contacto quase permanente e próximo com os doentes que foram infectados (familiares, médicos, enfermeiros).

Garanto-vos que a situação é preocupante, mas só para um punhado de pessoas. Por isso quando oiço dizer que empresas portuguesas estão a deixar de enviar funcionários em missões para Luanda, só me dá vontade de rir. Relaxem, porque nós aqui estamos optimos, com um Sol a raiar, muita lagosta e jogos da liga dos campeões! Só tenho evitado grandes aglomerados de pessoas, mas mesmo isso talvez seja exagero...

Pedro "O Saudável"

PS - Esta calma toda deve-se a um conhecido meu, que tem acesso a informação do mais alto nível, isenta e não deturpada sobre esta epidemia. Obrigado Mister TDF! (Por questões de deontologia profissional, não posso aqui revelar as minhas fontes...)