sexta-feira, março 18, 2005

NujAngôla

Há algum tempo que estou para colcoar esta mensagem no Blog. Consiste em fazer um apanhado das situações insólitas e cómicas que viví em Angola até ao momento. São aquelas pequenas histórias às quais apenas se responde com um sorriso, porque só dá para rir:

- Para começar, uma anúncio pelo qual passo quase todos os dias "SÓESCAPES: Instalação e manutenção de Ares Condicionados". Lindo!


- Ontem, enquanto via o jogo do Sporting em casa de um amigo, fui a outra casa para buscar uma cerveja ao frigorífico (Super Bock!) e reparei que a luz de um quarto que estava a ser pintado (lâmpada de 40Watts) estava ligada. Como bom ecologista, desliguei a luz. Chegando a casa perguntei à dona da casa:
- "A luz do quarto que está em obras estava ligada. Desliguei, ok?"
Ela respondeu:
- "Pois... eles cá têm a mania de deixar as luzes ligadas durante a noite. É para a tinta e o estuque secar mais rápido!"


- Na bomba de gasolina, um mutilado pede esmola. Depois de lhe dar uns trocos digo-lhe:
- Devias era pedir dinheiro ao ZéDu (José Eduardo dos Santos, Presidente Multimilionário)
O mendigo respondeu:
- Ao "Chefe" (outro nome por que é conhecido em Angola)? Quando ele passa por mim, vai sempre em alta velocidade nos carros blindados! Eu bem grito, mas ele nunca pára!


- Fim-de-semana passado, a 10m do bar de praia mais chique da Ilha de Luanda, apareceu um cadáver trazido pelo mar. Em vez de ser imediatamente retirado, só lhe colocaram uma toalha por cima (com os pés de fora) e era ver a malta a jogar à bola, raquetes, apanhar banhos de Sol, bem junto ao defunto. Pelo que dizem, só foi retirado no dia seguinte...


- Há dias o guarda que está em frente à porta dos escritórios da COBA pediu uma garrafa de água. Como estava calor, dispusemo-nos logo a ir comprar-lhe uma garrafa de água fresca na pastelaria onde iamos beber café. Recusou, dizendo que água mineral lhe fazia mal, isso é para nós brancos. Ele só pode beber água da torneira! Deve ser por vir já com suplementos: estreptococos fecais, cólera, metais pesados....


- As minhas empregadas proibem-me de deitar fora garrafas de água vazias. Elas enchem-nas com água, põem no meu congelador e ao fim do dia vendem o gelo lá no bairro!


- Um vizinho meu tinha viagem para Lisboa marcada para 3ª feira às 12h com a TAAG (companhia aérea Angolana). Como é normal, às 8h da manhã (4h antes!) já estava no aeroporto. Depois de fazer o check-in foi informado que o avião estava "atrasado" e que deveria voltar às 17h. Voltou para casa e às 17h estava no aeroporto. Esperou 1h e depois disso foi avisado que afinal era às 22h. Voltou para casa. Às 21h30 ligou para o aeroporto e foi informado que afinal o voo tinha passado para as 24h. Foi para o aeroporto às 23h30. O avião saiu finalmente às 4h da manhã. Razão disto tudo: um dos aviões da companhia está avariado. Como a frota da companhia é composta por 2 aviões...

É a aventura da vida real. Hoje vou ao cinema. Pelo que parece também é fenomenal: 2.000 espectadores, só uma cobertura nada de paredes, atende-se o telefone, cometarios em voz alta, mesmo filme durante meses...

Pedro