terça-feira, março 01, 2005

Antípodas

A partir de hoje vou deixar de comer peixe seco! Só por soldariedade! É que hoje de manhã demorei 1h, a fazer o percurso de apenas 700m que tenho de fazer todos os dias de casa à COBA, devido ao trânsito ridículo, caótico e incompreensível de Luanda. Isto num carro sem ar condicionado, quando estavam 32ºC e 85% de humidade! Às 9h30! Assim não dá! Cheguei aos escritórios completamente arrasado, a pingar dos cabelos aos pelos dos pés (Juro! Meias encharcadas!).

Se quiserem experimentar esta variação à tradicional "Sauna Nórdica", venham ter comigo a Luanda até Novembro 2005 que vos mostro como é! Até incluo um "Sightseeing" a Luanda! Nada melhor! Uma Sauna ambulante!

O mais cómico é chegar a casa, e depois de um banho de água fria (sim, porque no regresso a casa a pigadeira continuou), ver no telejornal que ontem foi a noite mais fria de Portugal nos últimos anos! E a minha mãe a ligar-me da Suiça a dizer que está por lá também uma vaga de frio tramada! Incêndios florestais em Fevereiro?! Mas será que está tudo louco!? Almocei com os 3 (sim três!) ares condicionados de minha casa ligados, enquanto via a juventude portuguesa com o sangue já meio congelado nas veias, "só" para comprar um bilhete para os U2 nas bombas da BP!

Aqui também há filas nas bombas de gasolina, mas é porque ela escasseia (Angola importa 95% da sua gasolina, quando produz 1 milhão de barrís de crude por dia!) e porque os geradores que produzem electricidade em grande parte das casas funcionam a gasóleo. De vez em quanto, algum gestor "competente" engana-se nas contas de somar e durante dois dias não há combustíveis nesta cidade de 4,5 milhões de habitantes! Então é ver o pessoal a chegar com os bólides às 19h à bomba, esperando conseguir abastecer o carro para no dia seguinte ir trabalhar, mas já preparados para lá passar a noite na fila!

Querem outra? Para vir passar férias a Angola, vão ter de sentir na pele a bela política emigracional Angolana. Ora vejam, para um português vir passar férias a Angola é preciso: um angolano residente em angola escrever uma "carta convite" para enviar ao consulado angolano em Portugal; comprovativo bancário que possuem 100USD por cada dia de estadia em Angola; terem já a viagem, que custa 1000€, paga; terem disponibilidade para perder um dia inteiro na fila para levantar o visto no consulado de Angola em Lisboa. E mesmo assim podem decidir não dar visto! E ainda têm a lata de dizer que querem investir no turismo!!!!


Isto é o que uma amiga minha, local, mas pertencente à "major league" social angolana chama "Angola à noite": Angola sem luz, sem água, sem esgotos, sem gasóleo, sem estradas, sem ética, sem lógica... O quem me vale é que tento viver cada vez mais a "Angola de dia".