quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Saga pelo Imobiliário...

Buááááá! Estou sem casa!

A empresa proprietária do "fantástico" anexo em que estava a morar vai precisar de todas as casas. Como estava lá "por favor" claro que fui o primeiro a ser posto na rua. Tenho até ao final do mês para arranjar um novo apartamento. Claro que toda esta situação é uma Fi%#$a da Pu#$ice de 1ª, mas eles têm a faca e o queijo na mão...

Posto isto, recomecei a minha saga de arranjar alojamento em Luanda. Objectivo: T1 no centro, mobilado, com gerador e depósito de água. Orçamento: 1200USD = 1000Euros. Acham muito? para Luanda não é! Se contarem ainda por cima que normalmente pedem logo 6 meses ou 1 ano de renda adiantado, aí é que fica mesmo complicado. Está bem, estou a receber uma pequena fortuna do ICEP, cada mês, mas isso não me dá liquidez para entrar logo a matar com 5 a 10.000 Euros! Lá se há de resolver.

Para os mais curiosos acerca da parte que disse "gerador e depósito de água", fiquem sabendo que não pretendo instalar-me num bunker hermético e autosuficiente durante os próximos 9 meses. A questão é simples. É corrente, nesta cidade, capital de Angola, haver cortes de água que duram dias e só há electricidade "da companhia" algumas horas por dia. Para contornar isso, cada casa/prédio tem um depósito de água de vários metros cúbicos e um gerador a fuel. Isto se quiseremos viver segundo os padrões "europeus"...

Amigos, negócio do século: imobiliário em Luanda. Sabem qual é o preço de um apartamento bem localizado? 1.000.000 USD (sim, um milhão!). Sabem qual é o preço "normal" que uma multinacional paga de aluguer do memso apartamento para um quadro superior da sua empresa, cá em Luanda? 10.000 a 20.000 USD por mês (sim +- 2 a 4 mil contos!!!!). Não é preciso ser-se um génio da matemática para compreender que em apenas alguns anos se teria o retorno total do investimento. Depois, mudas-te para Portugal e vives com 2.000 contos por mês! Já começam a perceber o porquê dos carros de luxo em Luanda, certo?

Perguntam voçês: "E eles?". Sim, porque os "outros" são as pessoas como eu que sabem o que é ganhar um ordenado superior a 500 Euros por mês. Os Luandenses moram na sua grande maioria nos arredores, em bairros da lata, chamados de "muceques". Só para terem uma ideia das condições: quando chove, não conseguem saír de casa porque os caminhos transformam-se em lamaçais; 90% vive com menos de 4l de água por dia; malária, cólera e febre amarela é corrente; esperança de vida é de 40 anos...

Por hoje é isto. A comédia continua noutro dia.

Beijinhos e Abraços.