quarta-feira, abril 20, 2005

"As saudades que eu já tinha..."

Estou à procura de casa, para me ajudar estou a contar com a preciosa ajuda de: Sr. Avôzinho, Xico, Sérgio, Chico e Félélé. Os nomes parecem a gozar, mas juro que é verdade. Eles são "intermediários", isto é, pessoas com contactos que como segundo emprego andam a mostrar várias casas por Luanda. O engraçado é quando o Sérgio me diz que tem "uma casa fantástica para mim" mas já a fui visitar com o Xico e afinal não é nada de especial...

Há que notar que 80% das casas que ví, e já ví muitas, fazem uma séria concorrência à casa dos horrores da feira popular. Houve mesmo um intermediário (este chamava-se Tino) que me tentou alugar por 1.500 USD o espaço de uma antiga loja, sem mobílias, sem casa de banho e em que o corredor de acesso à casa mais parecia o depósito de lixo do prédio. Segundo ele esta era a melhor casa que tinha para alugar! Ao Tino, depois desta, pedí que não me ligasse mais a tentar impingir-me uma das suas casas medonhas.

Também foi cómico o telefonema em que o Félélé me tentou explicar, já com uma taxa de 3mg/l de álcool no sangue, onde ficava uma casa que estava por alguar "lá para os lados do Maculusso, ao lado daquela loja que vende bíblias baratas, a seguir à casa da prima do presidente"! É só rir!

Há no entanto um grande problema que se não tivesse esta tonelada e meia de optimismo que levo sempre comigo, estaria arrasado: em todas as casas têm pedido 6 meses de renda adiantada. Se vos disser que irei pagar por volta de 1.400 USD (1.100€) por mês para o apartamento e se multiplicarem isso por 6, dá uma bela quantia que simplesmente não tenho. E agora, como resolver isto? Gritar por ajuda ao ICEP? Já o fiz, já que no fundo no fundo eles é que são a entidade empregadora em Angola. A ver se o grito chegou a ser ouvido...

Estou de olho num T1, bem bom, com tudo o que é preciso: ar condicionado, gerador, depósito de água, cozinha bem equipada, toda acasa foi recentemente remodelada, televisão com satélite, casa-de-banho completa e boa, telefone. A decoração é toda em tons de azul e turqueza (bem bóióla!). O extra fantástico é a localização: em frente mora o presidente da assembleia nacional e ao lado mora o comandante geral da polícia, por isso a rua mais parece uma constante parada da polícia. Fica também bastante perto do trabalho e do centro. O preço? Os velhos 1.400USD. Dói não dói!?

Quando isto tudo se resolver, aviso. Entretanto vão rezando...

P