sexta-feira, agosto 05, 2005

Wacu Cungo

Mais uma viagem de trabalho para fora de Luanda, mais precisamente ao Wacu Cungo, na província do Kwanz Sul. Ao contrário das restantes, esta foi mais "europeia" já que viajei em aeronave fretada pela empresa, só um dia, tive direito a almoçarada e fui tratado como um "Xôr Engenheiro Muito Importante" pelo nosso cliente, quando no fundo ainda sou um caloiro nestas coisas, mas chiiiiiiu, não digam nada a ninguém!


O objectivo da viagem foi acompanhar um projecto de reabilitação do sistema de drenagem de um vale enorme, antigamente conhecido como Cela ou "Bacia leiteira". Em tempos foi uma zona que abasteceu de lacticínios, legumes e cereais parte do país. Com a independência toda manutenção das infra-estruturas e exploração dos recursos foi abandonada logo os rios estão completamente assoreados, cheios de vegetação e várias pontes e barragens destruídas. Como seria de prever, na época das chuvas, todo o vale transforma-se numa enorme piscina com cobras e hipopótamos! Estamos lá para ajudar a mudar isso. A reabilitação do sistema de drenagem é apenas uma pontinha daquilo que se está a fazer. Está-se a intervir ao nível da construção de habitações, igrejas, escolas e estradas, ensino, infra-estruturas, reactivação da agricultura e pecuária. Enfim, uma coisa em grande, trabalhada ao pormenor por gente que sabe.


Para reforçar o sentimento "Bamo lá cambada" um perito Sul-africano disse que "o antigo sistema de drenagem implementado pelos portugueses é óptimo e basta reabilitá-lo, não é preciso alterar nada", e isto foi construído há 50 anos. Viva nós!


O empreiteiro é Israelita o que permitiu ter contacto com mais uma forma de estar na vida e no trabalho. Reforcei a ideia que tinha de que este povo é, apesar de fortemente americanizado, muito simpático, tecnicamente competente e organizado. Malta fixe. "Shalom" para todos eles!