quinta-feira, julho 28, 2005

Bamos lá cambada!

Depois de falar com algumas pessoas que estão a morar em Portugal e ler jornais e revistas, fiquei com a opinião que o português está, não triste, não contente, mas satisfeito. Satisfeito por finalmente se deparar, com frequência diária, com estudos, estatísticas, discursos e notícias que fundamentam aquele maldizer que tanto gostamos de usar contra o nosso país, Portugal. É fantástico, dizer mal de nós próprios dá-nos gozo e até demonstra intelecto!

A questão é que eu estou fora. Estou fora do país e fora dessa linha passiva-auto-destrutiva. Porquê? Porque estou a morar num lugar onde durante muitos anos Portugal esteve presente e só fez do melhor e onde as melhores técnicas e ideias foram postas em prática. Sim, obviamente a descolonização foi mal feita, sim cometemos atrocidades, mas fizemos e fazemos muitas coisas boas, senão óptimas! A minha formação profissional faz-me reparar principalmente nos edifícios e infra-estruturas. Venham a Luanda ou qualquer outra cidade de Angola e vejam o que se fez. São prédios e casas com mais de 30 anos, em que não houve nenhuma conservação mas que continuam funcionais e bonitos. A arquitectura deles? Um amigo meu diria: "uma ternura"! Pormenores deliciosos, com classe e altamente modernos. E esta heim? E fomos nós que fizemos isto. Não são glórias passadas, foram os nossos pais. Numa geração nada se perde, só se transforma. A capacidade de fazer bem está dentro de nós, só nos falta é algum empreendorismo e mais amor-próprio.

Se pensam que Portugal é corrupto, atrasado, provinciano, deveriam talvez lembrar-se que sim, temos outros países à nossa frente, mas muitos mas muitos mais estão atrás. Sabem de quem está à nossa frente? Vejam as estatísticas, estamos atrás dos brilhantes, dos marrões: G8 e da UE. São pouco mais de 20 países que estão à nossa frente em 150... De zero a 20, Portugal leva um 17. Nada mal né? Claro que devemos sempre aspirar ao 20, mas desde sempre, em tudo, habituei-ma a ser ambicioso, tentar alcançar o lugar de topo, mas sem nunca pôr em causa a minha integridade pessoal, a minha alegria ou amor-próprio. De resto, todos sabemos que os marrões nunca se divertem e que são uma seca. Preferiam ser ingleses e ter sempre chuva, ser japoneses e ter uma semana de férias por ano, ser americanos estar em guerra para odiados pelo mundo inteiro, ser noruegueses e não ver o Sol durante 3 meses, ser alemães e só comer salsichas com batatas?

Conheço muitos países, tenho várias nacionalidades e digo que Portugal é para mim o melhor país para morar e viver! Eu já estou convencido, agora vamos trabalhar e convencer os pessimistas.

"Bamos lá cambada, todos à molhada, que o melhor é PORTUGAL!"