segunda-feira, maio 23, 2005

Glória sem fronteiras!

É verdade! A grandiosidade d'"O Glorioso" chegou até Angola e de que maneira! Era ver os candogueiros, que por sinal são azuis e brancos, a percorrer de uma forma ainda mais alucinada as estradas da cidade, cheios de gente com cascóis, bandeiras e camisolas do Benfica! De entre os jogos que tiveram lugar à mesma hora, este foi o úncio que passou na TPA (televisão pública angolana), talvez porque o Mantorras aqui é rei, e quando entra em campo, faz-se festa!

Sem dúvida o futebol português tem uma importância enorme em Angola e a noite anterior foi prova disso. Alguns amigos não tiveram direito às merecidas horas de descanso porque nas ruas toda a gente buzinava, gritava e saltava. Só faltou o Palos abrir para acolher as festividades.

Eu assistí ao jogo no restaurante "Veneza", um ex-libris de Luanda há mais de 20 anos visto ser dos pouco sítios que serve, e bem, comida portuguesa (aconselho o "bacalhau que nunca chega", o tournedô e o cozido à portuguesa). Não deu para berrar, saltar, abraçar como gostaria visto estar num jantar de trabalho.

Será sina, será sorte? No ano em que vim para Angola o SLB foi campeão. Mudem de ideias aqueles que pensam que vou ficar por cá só para satisfazer o fanatismo de alguns. Só espero, daqui a uns anos, que quando quiser saber a última vez que o benfica foi campeão não ter de usar como menomónica o ano em que estive em Angola. 2005, grande ano!

Abraços e beijinhos.

Pedro

PS - relamente isto de ser emigrante, muda as pessoas. Em Portugal não ligava nada a futebol e mal via as notícias. Agora não perco um jogo do Benfica, Porto ou Sporting, vejo o tleejornal de manhã e à hora de almoço e tenho comido cozido, bacalhau e pastéis de nata como nunca dantes! Ai as saudades.