terça-feira, outubro 11, 2005

Benfica e Cinema

Pois, eu sei que tinha quase que jurado que o post anterior seria o último, mas acontecimentos recentes obrigam a mais um ralato. São só dois acontecimentos que ocorreram no Domingo: mercado de Benfica e cinema.


O mercado de Benfica fica a cerca de 20km a Sul do centro de Luanda e é sem dúvida o maior centro de artesanato nacional. É um mercado ao ar livre com inúmero artesãos e comerciantes de artefactos novos e antigos. Há alguns meses já lá tinha ido, mas prometi voltar para comprar os últimos "recuerdos" antes de regressar a Portugal. É um mercado sempre cheio de gente, obviamente com imensos turistas, e aqui fazem-se três tipos de preço, preço para americano (tudo caro), preço para branco (acessível, mas ainda custa a dar) e preço para tuga (saldos). Eu incluo-me nesta ultima categoria, porque simplesmente nós, tugas, temos uma infinita paciência para regatear. O resultado final foi: uma estátua representante da "maternidade", uma máscara fúnebre da tribo Tchokoé, um colar de jade e uma figura humana usada em festividades no Norte do país. O dinheiro que gastei equivale a pouco mais de 3 jantares em Luanda, com a diferença que um jantar dura umas horas enquanto estas peças darão uma vida. Tentei sempre procurar peças o menos "kitch" e mais antigas possível, mas isso tem um preço. Fugi do marfim (infelizmente ainda há quem compre) e dos célebres "pensadores" que toda a gente compra. Um conselho, quando lá forem, vão à tenda do Bernardo que é super simpático, tem óptimas peças e troca qualquer peça por um par de ténis, ou um telemóvel mesmo que usados!


Cinema. No sentido literal, "um filme". A película em exibição chamava-se "Kung-fu Hustel", o slogan era "So many bad guys, so little time" e era falado em chinês e legendado em brasileiro. Se já nos filmes normais, em cada cena de pancada ou beijos o cinema vai ao rubro com palmas, assobios e comentários gritados bem alto, neste filme, que se introduz na categoria de "porrada de meia-noite" ao longo de todo o filme o barulho era quase ensurdecedor. Sempre que aparecia um novo herói para desmembrar outros 30 mauzões, era uma salva de palmas. A cena romântica foi acompanhada de alguns dos comentários mais divertidos que existem. O cinema é apenas composto por uma tela e uma cobertura logo há jardins em vez de paredes laterais, o que torna a experiência mais arejada. A dimensão da sala é à antiga, cerca de 2.000 lugares. Agora imaginem a barulheira!
Os comentários mais ouvidos foram:
"Cuidado, está atrás de ti"
"Esse gajo dá porrrada"
"Tenho um primo que luta assim"
"Yaaaaaaaa"
"Olha! Como no Benfica!" (Benfica é uma zona em Luanda com bastantes bandidos e tiroteios. Este comentário surgiu quando os mauzões sacam de 50 kalashnikoves para tentarem liquidar o herói)


Tinha de contar estas.

Já estou a fazer as malas, e a organizar a minha vida para regressar para Portugal. 5ª feira à noite faço um mega-jantar no Trinca Espinhas com o lema "Adeus Angola, Olá paraíso!" para me despedir em beleza de Angola.

Abraços e beijinhos.

Pedro